quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O Predador


Predator Movie.jpg
A historia segue um grupo de forças especiais do exercito, liderados pelo Major Alan "Dutch" Schaefer (Arnold Schwarzenegger), em uma missão de resgate na América Central, em uma região controlada por guerrilhas. Sem o conhecimento do grupo, uma forma de vida alienígena tecnologicamente avançada esta os caçando; o Predador.
Predador foi escrito por Jim e John Thomas em 1985 e seu titulo era originalmente Hunter(Caçador). Filmagens começaram em abril de 1986 e os efeitos especiais da criatura foram elaboradas por Stan Winston. O custo de produção do filme foi de aproximadamente $18 milhões de dólares e ao ser lançado nos Estados Unidos em 12 de Junho de 1987 ele arrecadou mais de $98 milhões de dólares.
As criticas e reação ao filme inicialmente foram modestas, especialmente sobre a fraca drama. Porem nos anos subsequentes as atitudes dos críticos quanto ao filme “esquentaram” e Predador começou a ser citado em diversas listas de “melhores filmes”. 


Drama
O filme começa com uma misteriosa espaçonave entrando na atmosfera terrestre, o foco agora se passa na costa de Guatemala aonde uma força de elite do exercito norte americano liderada pelo Major Alan "Dutch" Schaefer (Arnold Schwarzenegger), recebe ordens de resgatar um ministro seqüestrado por guerrilheiros na região de Val Verde, Guatemala. George Dillon, um velho amigo de Dutch nas forças armadas (Carl Weathers), que atualmente trabalha para a CIA, exige participar da missão. O time então é levado de helicóptero para o interior da selva.
Enquanto prosseguem o grupo encontra destroços de um helicóptero caído e restos de vários cadáveres que tiveram a pele arrancada. Eles são identificados como um grupo de Forças Especiais do exercito, sua presença incomoda Dutch. Logo eles encontram o acampamento rebelde e após um breve confronto apenas uma guerrilheira chamada Anna (Elpidia Carrillo) sobrevive, o grupo a leva como prisioneira. Dutch se enfurece ao perceber que a missão de resgate era apenas um engodo para seu grupo destruir o acampamento, Dillon confessa que os homens encontrados anteriormente eram uma missão falhada da CIA para resgatar dois agentes.


Enquanto o grupo se dirige para o ponto de extração, eles são observados a distancia por uma criatura desconhecida utilizando visão térmica. Após dois membros do grupo serem misteriosamente mortos, os sobreviventes ficam cientes que algo na floresta os esta caçando. Anna revela alguma informação sobre a criatura, que aparentemente é uma lenda local sobre um monstro que caça humanos como troféus. Tentativas de rastrear e criar armadilhas para a criatura se mostram inúteis e o grupo é morto um a um até que apenas Anna e Dutch sobrevivem. Descobrindo que a criatura apenas mata aqueles que estão armado, Dutch ferido envia Anna desarmada para o ponto de extração. Dutch por pouco escapa da criatura (revelada como um alienígena bípede usando uma mascara metálica) quanto por acidente cobre seu corpo com lama, obstruindo a visão térmica da criatura.
Dutch aplica mais camuflagem usando lama e improvisa diversas armas e armadilhas. A criatura atraída por um grito de guerra de Dutch logo chega e ambos iniciam um confronto, apesar de conseguir ferir a criatura Dutch é capturado por ela. A criatura desafia Dutch para um combate corpo a corpo, revelando sua face monstruosa e se despindo de todo o seu armamento antes de brutalmente espancar Dutch. Uma vez acuado, Dutch consegue ativar uma armadilha fazendo um enorme tronco esmagar a criatura. Dutch pergunta a criatura, mortalmente ferida, o que ela é, esta o imitando faz a mesma pergunta em linguagem tosca enquanto ativa uma bomba em seu bracelete enquanto gargalha. Dutch corre para se proteger se jogando num buraco enquanto uma enorme explosão destrói a criatura e a floresta ao redor. Anna e o helicóptero de resgate finalmente chegam para pegar Dutch e retornar a base.


Produção
Alguns meses depois do lançamento de Rocky IV uma piada circulava por Hollywood em que Rocky Balboa iria enfrentar um alienígena no quinto filme da série. Escritores Jim e Jonh Thomas levaram a piada a sério e começaram a escrever um roteiro baseado no conto. O roteiro de Thomas era originalmente chamado de Hunter. A produtora 20th Century Fox comprou a idéia em 1985 e repassou ao produtor Joel Silver, que baseado em sua experiência com o filme Comando para Matar parecia ser a escolha certa para transformar o filme em um sucesso de bilheteria. Silver contratou seu antigo chefe Lawrence Gordon como co-produtor e Jonh McTiernan foi contratado como diretor em seu primeiro filme de estúdio.
De acordo com os documentários incluídos na edição especial (Região 1), a roupa do monstro era muito diferente do produto final. Desenvolvida por Stan Winston, Jean-Claude Van Damme era originalmente o ator da por trás da mascara, mas reclamou que a roupa era “muito desajeitada e quente”. O monstro original era desproporcionalmente grande com uma cabeça similar a uma ave. E não era nem de perto ágil como o interpretado por Kevin Peter Hall. Após Van Damme ser removido do filme e problemas com os custos de produção quase cancelarem o projeto, McTiernan consultou Stan Winston. A bordo de um avião com o diretor de Alien James Cameron, Winston concebeu algumas ideais preliminares para o monstro. Cameron afirmou que sempre gostaria de ver monstros com mandíbulas, o que se tornou parte do visual icônico do Predador.
O sucesso do filme ainda gerou duas seqüências; Predador 2 (1990) e Predadores (2010)
Destaco o mais novo de 2010 e ainda 2 filmes da franquia
 Alien, Alien vs. Predador (2004) e Aliens vs. Predador 2 (2007) foram bem fracos em relação ao sucesso dos dois monstros no cinema, porem, são divertidos para se passar o tempo.



Rascunhado por Alvaro.

Um comentário:

  1. O primeiro Alien vs predador até vai, mas o 2 é uma merda total com um final de sessão da tarde total.

    "I WILL BE BACK"

    ResponderExcluir