Constantine
Arrogante, negligente e enganador, John Constantine é um Exorcista, ainda que use seus poderes de forma um tanto sutil, e tem vastos conhecimentos sobre ocultismo, demonologia e outros assuntos obscuros. Esse personagem foi criado por Alan Moore, como um mero figurante da revista Monstro do Pântano, mas se popularizou rapidamente. Foi criado por Moore para satisfazer o pedido dos então desenhistas da revista, Steve Bissette e John Totleben de ter um personagem fisicamente parecido com o cantor Sting nas histórias. Um ano depois de sua primeira aparição, ganhou sua própria revista, Hellblazer, escrita durante muito tempo por Jamie Delano e ilustrada por John Ridgway. Esses dois tiveram sua carreira permanentemente ligada ao personagem, que também já passou pelas mãos de Garth Ennis, Neil Gaiman, Grant Morrison, Warren Ellis, Brian Azzarello, Steve Dillon, Guy Davis, Marcelo Frustin e outros.
Passado de Constantine
Durante o início da década de 70, Constantine já havia dado seus primeiros passos no mundo da magia. Conta-se que teria financiado todo um festival de rock com dinheiro ganho numa aposta em que acertou o dia e a hora exatos do ataque cardíaco que matou Lyndon Johnson. Em 1978, John Constantine funda sua própria banda e se torna vocalista. É com essa banda que ele procurou o Clube Casanova, onde teve seu fatídico encontro com Nergal.
Newcastle
Na cidade inglesa de Newcastle, aconteceu o evento mais significante do passado de Constantine. Lá ficava o clube Casanova, onde John e sua banda (Mucous Membran)foram procurar por trabalho. Encontraram o clube deserto e restos de corpos no porão. A única pessoa viva no lugar era Astra Logue, a filha do proprietário, que estava em choque. Ela conta a John os abusos que seu pai lhe infligia e como, quando não aguentava mais essa situação, um ser demoníaco pareceu brotar do seu sofrimento.
Constantine, que já conhecia magia na época, decidiu invocar um demônio para enfrentar o outro. Ele e seus amigos tentam conjurar o demônio Sagatana, mas um erro no ritual faz com que o demônio invocado fosse outro. Esse demônio, Nergal, consegue destruir facilmente o outro e aproveita o fato de não estar sendo controlado por John para levá-lo junto com Astra para o Inferno.(Na mitologia da revista, manter um demônio subjugado depende do conhecimento de seu nome).
John conseguiu fugir do Inferno imediatamente, mas Astra ficou para trás. Vislumbrar o Inferno e a culpa por não conseguir salvar Astra custaram à Constantine sua sanidade: logo após esses acontecimentos ele passou dois anos internado no manicômio de Ravenscar.
Nergal, descontente com a fuga de Constantine, o amaldiçoou e a seus amigos, que após o acontecimento de Newcastle, foram morrendo um a um. Seus fantasmas ainda o procuram constantemente.
Historias
Suas histórias são geralmente constituídas apenas de conversas, mas sempre com um fundo sobrenatural. Sempre acompanhado de seus amigos, todos eles envolvidos com o sobrenatural, Constantine enfrenta demônios, vampiros, fantasmas entre outros seres. Na maioria conta com seu amigo Chas, um taxista, e os dois constantemente brigam. Já enganou o Diabo, pra poder escapar de um câncer de pulmão. E esse é John Constantine, um mago que só pensa em si mesmo e não hesita em xingar anjos, fazer gestos obscenos para o demônio e arriscar vidas alheias, sempre querendo apenas livrar a própria pele.
Genealogia
Apesar de ser pouco conhecida por grande parte dos leitores por estar espalhada em diversas revistas (inclusive em outros títulos, como Sandman), a genealogia da família Constantine é longa ainda que nebulosa. Seus parentes distantes estavam fadados como ele a se envolver com ocultismo e intrigas. Houve uma Johanna Constantine, enforcada por traição durante a Revolução Francesa, um Harry Constantine que participou junto de Oliver Cromwell da invasão da Irlanda (e que passou cerca de trezentos anos enterrado vivo) e Um Constantine teria sido o sucessor do mítico rei Arthur.
Referencias reais
Com seu passado de músico agitador e seu presente de intervenções em todo tipo de assunto pôlemico, John Constantine e suas histórias sempre estiveram ligados a acontecimentos do mundo real. Já foram abordados na revista assuntos como a disseminação crescente do HIV, a ascensão dos yuppies e de grupos de skinheads durante os anos 80, entre outros.
O ápice desse entrelaçamento com a realidade provavelmente se deu já na revista número 3, que descreve uma parte do inferno que funciona como Bolsa de Valores de Almas. A história mostra os demônios-corretores desse lugar otimistas com o aumento do valor das almas britânicas, causado pela expectativa de um terceiro mandato do Partido Conservador - expectativa que se consumou com a eleição em 1987 de Margareth Tatcher. Constantine dribla a situação agindo como um verdadeiro especulador financeiro: finge estar desesperado pra vender sua alma enquanto ainda está "em alta", fazendo esses demônios pensarem que ele sabe que a esquerda vai ser eleita, o que quebraria seu mercado.
Há também Historias especiais, como Shoot e Pátria Amada, que tratam de atualidades como a intolerância racial e guerras civis (com referências ao grupo terrorista IRA).
Essa é uma constante do comportamento de John Constantine: ludibriar aos inimigos para alcançar seu fim, tanto ou mais do que faz uso da magia. Várias vezes ele fez o mesmo também com seus aliados (o Monstro do Pântano e seu amigo Chas principalmente).
Filme
Em 2005, a HQ ganhou um filme, intitulado Constantine. No filme, Constantine (interpretado por Keanu Reeves) ajuda uma policial (Rachel Weisz) a investigar o suicídio de sua irmã gêmea. O filme é inspirado uma parte numa história antiga de Hellblazer, Hábitos perigosos, em que Constantine descobre que têm câncer de pulmão(por fumar 30 cigarros por dia desde os 15 anos), e já em estado terminal. O mago então tenta bolar um plano para escapar da morte, que o levará direto para o Inferno, onde o Diabo descarregará toda sua ira sobre Constantine. No filme, Constantine também está morrendo de câncer, mas isso é levado em segundo plano. A adaptação para o cinema não agradou muito os fãs, não sendo fiel aos quadrinhos. Na HQ, Constantine vive em Londres, Inglaterra, e no filme, em Los Angeles, Estados Unidos. Constantine é loiro nos gibis, e moreno no filme.
Poderes e Habilidades
Diferentemente da maioria dos magos de quadrinhos, Constantine raramente usa feitiços, a menos que necessário, principalmente em combate. Constantine enfrenta a maioria dos seus desafios principalmente na base da astúcia, seu vasto conhecimento do ocultismo, manipulação de adversários e aliados, e uma extensa lista de contatos.
Constantine tem o sangue contaminado por demônios, inicialmente, por uma transfusão de sangue do demônio Nergal, e mais tarde por sexo com uma succubus. Seu sangue tem demonstrado propriedades curativas. Isto também atuou como um mecanismo de defesa quando atacado pelo rei dos Vampiros (Hellblazer # 69).
Embora John tem sido geralmente mostrado a perder mais lutas contra um combatente superior e geralmente evita batalhas físicas - ele tem sido conhecida a ganhar lutas, usando uma arma mágica (Hellblazer # 217) ou pela luta suja (Hellblazer # 42, # 57 ea graphic novel All His Engines).
Exemplos de magia de Constantine
- Adivinhação - usava um pêndulo e um mapa para encontrar a localização de um distúrbio mágico. (Hellblazer # 4 e # 182)
- Evocação - Convocou o demônio Nergal para destruir um monstro para ele, o que fez (embora John perdeu o controle, devido à sua inexperiência na época). (Hellblazer # 11)
- Maldição - colocado uma maldição sobre o pai que o levou a sumir no ar (felizmente, Constantine desfez o feitiço. (Hellblazer # 31)
- Psychic Mediação - Atuou como um meio psíquico, permitindo que o espírito da falecida mãe de um menino para falar com ele durante uma sessão. (Hellblazer # 213)
- Espírito criação Ward - Colocado um sigilo mágico em um succubus nomeado Chantinelle que impediu as forças do céu e do inferno de sua localização. (Hellblazer # 60). Bem como os sigilos usando para se esconder de Satã (Rake coleção graphic novel At The Gates Of Hell) também colocou os sigilos várias em uma caravana abandonado que abrigou-se em esconder-se do demónio Nergal. (Hellblazer # 12)
- Golemancy - Raised um golem. (Hellblazer # 167)
- Oclumancy - Erased memórias traumáticas de um homem. (Hellblazer # 217)
- Necromancia - Criado um grupo de vítimas de assassinato como zumbis para atacar seus assassino (Hellblazer # 230) e gera um Soulstorm que sopra um buraco em um muro e mata um testador de armas.
- Ilusão - Making pessoas pensam que ele é alguém ou algo. Ilusão ou usando a assustar os adversários suscetíveis à loucura catatônico (graphic novel colecção Hard Time)
- Auto-estrada ou Synchronicity Synchronicity Wave viajar - Uma habilidade instintiva sobrenaturais para estar no lugar certo na hora certa. Isto levou John a sorte fantástica, como ganhar incrível quantidade de dinheiro das máquinas de arcada e Casinos. Evitando danos. E mais vezes do que não - para atender o tipo certo de aliado para ajudar a prevenir ou interromper um evento apocalíptico de acontecer. (Run Jamie Delano Hellblazer). É questionável o quão longe "João" boa sorte pode esticar uma vez que os seus aliados e quaisquer outras pessoas presentes que se tornam envolvidos em seus esquemas e planos, muitas vezes pagam um preço alto por isso. De fato, pode-se argumentar que Constantino "sifões sorte de outras pessoas" - que beneficiam de seu custo.
Rascunhado Por:Alvaro
Nenhum comentário:
Postar um comentário