sexta-feira, 4 de março de 2011

Festival de Crítica #9 - Era uma Vez no Oeste (C'era una Volta il West) 1969!


"Homem da guaita, você fala quando deve tocar e toca quando deve falar"

Rascunhado por: Felka




A trama
O início é wester macarrone mesmo, a tensão é maravilhosa, chagando a uns dez minutos de suspense na chegada do trem. E ao finalmente da chegada do “cavaleiro solitário”(Charles Bronson, com a maior cara de chinês que se pode ver na tela) ocorre o primeiro conflito. (ouvi dizer que os três homens que seriam mortos pelo protagonista seriam os do filme O bom, o mau, o feio. Lógico, os atores e não os personagens).
Indo para os demais personagens, como qualquer wester de respeito tem o personagem de alívio cômico (feito com muito talento por Jason Robards), a mulher “indefesa” da história (feita pela linda Claudia Cardinale), e o vilão (Henry Fonda, não consigo aceitar ele como vilão, estranho), o qual sempre se veste de preto, ou seja, não tem como errar.
Não tem muito segredo no filme, meio que de cara a pessoa percebe que tem dinheiro envolvido no negócio, mas é claro, o motivo principal que move a história e principalmente nosso herói, Charles Bronson, ou o homem da Gaita é sempre a VINGANÇA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
E ISSO DEVE FICAR EM EVIDENCIA, O FILME TEM UM PLOT TWIST FODASTICO.

O aspecto do filme
Cara, que filme nojento. Isso é outro aspecto de Sergio Leone, cara tomando banho no meio do bar, mulher “podre”, cara arrotando, suado, mosca passando em volta, chaga a ser maravilhoso de tão esquisito alguns aspectos. Mas é uma característica de um estilo que mudou o cinema. Isso é indiscutível.
A trama é muitas vezes um pouco parada e não segue um ritmo mais dinâmico, entretanto não chega a atrapalhar o filme em si, e a história é muito boa.
O que pode mudar sua visão
O filme tem alguns stereggs interessantes como:
- A cena do personagem caminhando no horizonte é idêntica do Kill Bill vol. II. (Fato que Tarantino é mestre em referência de filmes, principalmente westers italianos).
Só lembrei desse, hehe.
O meu DVD
Achei nas Américas por 12R$, mesmo estando em ótima qualidade apenas tem o comentário do diretor, mas não tem dublagem em português, o que é uma perda grandiosa, isso faz uma falta.

Tai a crítica da semana e vejam o filme que vale a pena.




título original: (C'era una Volta il West)
lançamento: 1969 (Itália, EUA)
direção:Sergio Leone
atores:Henry Fonda, Claudia Cardinale, Charles Bronson, Jason Robards.
duração: 166 min
gênero: Faroeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário