quinta-feira, 2 de junho de 2011

Rascunho HQ#25:Constantine

Galera leitor do Blog, hoje temos uma contribuição diferente. Meu amigo Alexandre se dispôs a escrever um post sobre um personagem muito filho da puta no mundo dos quadrinhos, Constantine. Aproveitem as críticas desse viciado em HQ.


Rascunhado por: Alexandre 


"Mesmo que eu ande pelo vale da sombra da morte temerei mal algum pois sou o desgraçado mais malígno desse maldito vale".

- John Constantine


Hellblazer é um título da DC Comics publicado pelo selo Vertigo. A HQ gira em torno de John Constantine, um mago e malandro que assombra as ruas de Londres, Inglaterra, e seus encontros com o oculto.

Constantine foi criado pelo escritor Alan Moore (Watchmen, V de Vingança) e os desenhistas Stephen R. Bissette (Swamp Thing) e John Totleben (Miracleman, Swamp Thing). Sua primeira aparição foi na revista Swamp Thing #37 de 1984. Depois de algumas aparições em Swamp Thing, Constantine ganhou seu título solo em 1988.

A revista trata de temas referentes a magia, bruxaria e religião, e ocasionamente contém algum tipo de crítica social no plano de fundo como racismo, pobreza, crítica política e ambientalismo. Boa parte da história se concentra na Inglaterra, principalmente em Londres e seus arredores, com seu clima frio, pubs, música Punk e hooligans. Mas a série não se restringe a apenas a Inglaterra, tendo passado por vários lugares como os EUA, Austrália, Vaticano, África e até mesmo Brasil.

John Constantine é uma figura icônica dos quadrinhos com seu casaco marrom, camisa branca e gravata, e sempre com um cigarro na boca. Constantine é um viciado em adrenalina e apesar de anos se metendo com coisas cada vez piores ele não consegue se desviar desse caminho de magia e auto-destruição.

Apesar de sua personalidade cínica e odiosa, Constantine sempre faz o possível para ajudar alguém que precise, principalmente seus amigos. Os amigos de Constantine são uma de suas características principais, pois ser amigo dele, ou até apenas conhecê-lo, é considerado uma sentença de morte. Com o passar dos anos, os amigos de Constantine o abandonaram ou morreram, seja por culpa dele ou não. A única pessoa que continua ao seu lado até hoje é seu fiél amigo Chas Chandler, que funciona tanto de motorista, pois Constantine não sabe dirigir, e como de guarda-costas, porque ele não sabe brigar também.

Ao contrário da premissa de magia e ocultismo, Constantine não usa o tipo de mágica que se espera, você nunca vai ver ele soltando fogo das mãos ou transformando alguém em sapo, por exemplo. Suas principais habilidades estão na manipulação, conhecimento do oculto e de suas regras e o que ele chama de "fazer as pessoas verem o que eu quero que elas vejam". Ao longo da história, Constantine enganou de pessoas normais a anjos, demônios, deuses e o próprio Diabo, usando sua inteligência combinada com magia. Constantine sempre trata seus encontros com seres sobrenaturais de forma casual, raramente com alguma preocupação ou respeito por eles, se tornando ainda mais odiado por seus inimigos.

Como não pode faltar, quase sempre há uma mulher na vida de Constantine, seja isso de forma boa ou ruim. Sua aparência e ar misterioso são um imã de mulheres, mas como elas são pessoas normais e nem sabem o que é magia elas acabam tendo o mesmo destino dos amigos de Constantine, ou se afastam ou morrem.

Tanto por decisão editorial como bom senso, o universo de Hellblazer se manteve afastado do universo principal da DC, ou seja, nada de Superman e John Constantine na mesma revista. Mas atualmente Constantine tem sido colocado nesse universo de malucos mascarados, aparecendo na edição 24 da revista Brightest Day e no novo evento da DC chamado Flashpoint ao lado de Lois Lane.

Para quem curte terror, mistério e mágica, Hellblazer é uma ótima leitura. Atualmente a revista se encontra na edição 257 com Constantine beirando seus 50 anos, todo fudido com as cicatrizes dos anos, se envolvendo com o oculto e casado com uma alquemista chamada Epiphany Greaves, filha de um gangster de Londres. John Constantine foi e voltou do Inferno e derrotou o Diabo mais de uma vez, o que o futuro reserva para o maior mágico dos quadrinhos só deus, e os escritores, sabem.

Um comentário:

  1. Muito bom o artigo, me deu uma vontade imediata de retomar a leitura de Hellblazer. *-*

    ResponderExcluir