domingo, 18 de setembro de 2011

Rascunho HQ#26: Juiz Dredd

"Eu sou a lei"
- Juiz Dredd



As histórias do Juiz Dredd, e tudo que envolve seu universo, são publicadas na revista britânica 2000AD, tendo sua primeira aparição na segunda edição em 1977 e continuam sendo publicadas até hoje. Dredd foi criado pelo escritor John Wagner e pelo desenhista Carlos Ezquerra.


A história se passa no futuro de 2099, após uma 3ª Guerra Mundial que devastou o mundo com o uso de armas nucleares e químicas. Dredd é um juiz em Mega-City 1 que, como o próprio nome diz, é uma mega cidade que se estende por toda costa leste dos Estados Unidos e possui mais de 400 milhões de habitantes. Os juízes são a representação máxima da autoridade em Mega-City, eles cumprem o papel de polícia, juiz, júri e muitas vezes carrasco quando necessário. Esse sistema é conhecido como "justiça instantânea" e tem como objetivo agilizar o processo judicial, que muitas vezes é atrasado por seguir formalidades e muitas vezes ineficaz. O sistema foi criado pelo senador americano Eustace Fargo para combater o aumento de crimes nos EUA em 2027 e se espalhou pelo mundo depois da guerra nuclear como um meio de controlar o caos que surgiu. Dentro do Departamento de Justiça existem divisões como a Psi-Division, composta por juízes com poderes psíquicos como leitura de mentes e premonição, e o Special Judicial Squad, responsável por fiscalizar os outros juízes.
Os juízes de Mega-City começam a ser treinados aos 5 anos para se tornarem os mais fortes, corajosos e incorruptíveis juízes do mundo, e o Juiz Joseph Dredd é o melhor dentre todos eles. O Juiz Dredd é a personificação máxima do que faz um herói de ação, ele tem um porte físico do nível de Schwarzenegger ou Stallone (quando estavam no auge, claro), leva às últimas consequências quando precisa cumprir com sua missão e nunca se desvia de seus princípios. Dredd serve a lei e a justiça acima de tudo, ele não liga para a posição política, nacionalidade ou estado financeiro de em quem ele aplica a lei ou de quem ele deve proteger, todos são protegidos pela lei e ninguém está livre dela. Mas Dredd não segue a lei a risca sem questionamentos, ele sabe diferenciar o que é certo do que é errado e já foi responsável por mudanças na lei como o fim da proibição de pessoas com mutações genéticas na cidade, mesmo com grande desaprovação do público em geral. De acordo com ele a lei e os juízes servem ao povo e não ao contrário, mas da mesma forma também diz que se as pessoas quebram a lei, ele quebra as pessoas.
Os equipamento de um juiz consistem no capacete em forma de balde que além de proteção contém sistemas de visão infravermelho e comunicação, a moto de patrulha gigante chamada Lawmaster equipada com canhões e computador de bordo e a arma com vários tipos de munição chamada Lawgiver, literalmente a "distribuidora de leis".
O maior vilão da revista, o grande arquiinimigo de Dredd, é o Juiz Death, líder dos Juízes do Apocalipse formados por Death, Fire, Mortis e Fear. Esses juízes vêm de uma dimensão em que se chegou à seguinte conclusão: todos os crimes são cometidos pelos vivos, logo, vida é um crime e a punição é a morte. Death e os outros juízes mataram todas as pessoas do planeta Terra de sua dimensão e foram para a dimensão de Dredd para continuarem com seu trabalho de servir seu senso de justiça. Por mais que tenha sido derrotado, explodido, baleado e incendiado Death sempre retorna, pois "você não pode matar aquele que não vive".

As histórias do Juiz Dredd abrangem todos os gostos, indo de histórias estilo filme de ação dos anos 80 com explosões para todos os lados com elementos de ficção científica como aliens e robôs ou elementos sobrenaturais envolvendo zumbis e monstros extradimensionais, até críticas sociais envolvendo abuso de autoridade, depressão, preconceito e, principalmente, o sistema judiciário.

Mesmo com uma grande variedade de escritores passando pela revista, as histórias do Juiz Dredd têm sido consistentes e mantém um nível de qualidade pouco encontrado em outros títulos, com o criador John Wagner ainda escrevendo algumas histórias depois de todos esses anos. Outra revista com histórias do Juiz Dredd e seu universo é a Judge Dredd Megazine, que além de histórias em quadrinhos contém entrevistas com escritores e desenhistas e matérias de conteúdo nerd em geral.

Uma característica interessante do universo de Dredd é o fato do tempo se passar como no mundo real, ou seja, um ano no mundo real equivale a um ano no mundo de Dredd, com a primeira história se passando em 2099 e atualmente a revista se encontrando no ano de 2132. Dredd está nos seus 70 anos ainda como um juiz rodando as ruas em busca de novos crimes para impedir e criminosos para prender, pois em Mega-City, Dredd é a lei.

Para os fãs de Metal, um dos quatro gigantes do Thrash Metal, Anthrax, fez uma música em homenagem ao personagem para o albúm Among The Living, propriamente intitulada I Am The Law.

Nenhum comentário:

Postar um comentário