sexta-feira, 22 de abril de 2011

Festival de Crítica #10 - Predador (1987), Predador 2 (1990), Predadores (2010)

"O que o predador tem que os outros 2 não tem"


Rascunhado por: Felka




Desculpem o meu sumiço nas últimas semanas, não tem desculpa, foi preguiça mesmo. Sendo assim, hoje falarei de um dos meus filmes favoritos, e de brinde suas sequências, as quais não se igualaram por diversos motivos. Os mostrarei em seguida.

Vamos ao “o predador” 1987, que se chama assim no Brasil. O Comandante Dutch e sua equipe são chamados para um resgate de prisioneiros nas florestas tropicais da América Central. Junto a eles segue um agente da CIA (Carl Weathers), ou o Apolo “dotreinador” (coisa da dublagem) do filme do Rock Balboa.

Até ai tudo certo, um bando de brucutus armados até os dentes, brincando de Rambo no meio da selva. Eles chegam ao acampamento da guerrilha, concretizam umas das tomadas mais animadas de tiroteio dos anos 80. Nosso bom e velho amigo Dutch (Arnold Schwarzenegger) solta a primeira perola “não desgruda dai”, lógico, na versão dublada, um obra prima feita por Garcia Junior.

Chega de história, vamos aos fatos. O filme já ganha pontos por ser o primeiro, pretexto que dá vantagem ao mistério e a apresentação o vilão (predador), a claustrofobia na selva é espetacular,  por mais que sejam, ou digam que sejam toscos os efeitos você percebe que nada é usado a não ser que seja realmente necessário. Foi um baita de um filme pra mim nos domingo, quando passava no Domingo Maior.

E finalmente o final em que temos Arnold Schwarzenegger enfrentado o inimigo, sabendo suas fraquezas e táticas de caça, na verdade ele já ta é puto mesmo com a situação, foi pessoal ( algo que deve ser dito é que nos últimos 40 minutos de filme não há diálogos, prende absurdamente o telespectador) . E não se pode esquecer da frase mais sensacional do filme “NOSSA, VOCÊ É MUITO FEIO”. Demais.

Ok, vamos para “o predador 2 – a caçada continua” de 1990, com a mudança brusca de território do caçador, a selva de pedra. Vi uma frase dessa na sessão da tarde uma vez. Com Danny Glover protagonizando o papel principal (praticamente uma maquina mortífera) o filme sempre me animou por ser na cidade, achava a mudança muito boa. Enredo básico, o detetive Mike Harrigan (Danny Glover) combate às várias máfias jamaicanas e colombianas, traficantes de drogas. Sendo que, ele investiga a aniquilação dessas máfias, no qual o personagem acredita ser um grupo paralelo. Contudo nada mais é do que nosso amigo predador.

O filme mostra inúmeros pontos para o conhecimento  maior do caçador (predador), como a lança retrátil, o disco cortante e uma caixa de primeiro socorros com mais recursos. Mais o grupo do governo tentando capturar o predador com o objetivo de burlar sua visão, e ai vemos que o "bixo" pode modifica-la para outras visões térmicas.

A quantidade de sangue no filme parece muito maior que o primeiro, sem falar que a quantidade de mortes, executada pelo predador em alguns aspectos é uma loucura total, como a cena do metro. Ele realmente estava descontrolado, não tem muito a ver com a mitologia do predador essa atitude.

Temos o final com a nave, inúmeros predadores aparecendo junto e o crânio do Alien, que "esmerdalho" tudo no futuro não muito distante. Acredito que o filme mantenha um nível médio mas em relação ao primeiro é extremamente fraco.

Vamos ao terceiro? Temos, não é.

De início vale dizer, este é o primeiro filme da franquia que vi no cinema, foi o único possível até o momento. Predadores de 2010 vem tentar corrigir (conseguiu pouco) as merdas, horrores, deflagrações, ideia destrutiva e todos os pejorativos possíveis, em que os filmes Aliens VS Predador construíram.

O filme é  baseado em uma história em quadrinhos. Contudo ele busca colocar easterggs do primeiro filme, mas não se pode dizer que foram bem colocadas. A atriz brasileiras da uma historinha do sobrevivente (Arnold Schwarzenegger) e fala da lama (fato que no primeiro filme salva a vida de Dutch por camuflá-lo).

Tem um grupo meio forçado para parecer os personagens do primeiro filme, cada um com um tipo de arma e caricaturais (um mexicano, africano, israelita, asiático, russo, o estranho médico) . 


Cara, sem brincadeira! Este ser convence  você de ser capaz de enfrentar uma criatura dessas?





                      X
                       


Adrien Brody não foi feito para o papel de motherfocher. Para deixar claro, respeito o trabalho do cara mas todo mundo faz uma merda na carreira, o dele foi fazer predadores com aquela merda de voz forçada de arroto, parecia o Vandizel.


Agora o que me deixo puto mesmo foi essa nojeira de novos predadores, com uma cara de carrapato, puxa vida. O com os filmes do aliens VS predador criou-se uma ideia do predador como mocinho, não importa como ou quantos humanos o predador mata, seu objetivo é o alien. No último filme de predador continua essa perspectiva, com predador acorrentado e lutando contra os novos “modelos” de predador.


Tem o “morfeu” Alive, hehe que doidão em, mas nada de mais.

Sem querer ser chato, o primeiro filme é o melhor por alguns aspectos que mostrei e por ter nosso grande astro Arnold Schwarzenegger. Convenhamos, predador bom é o clássico que é mau e mortal, é que nem fizeram no exterminador 4, não precisava um robô ser bonzinho, poderiam focar mais no John Conor, mas isso é em outro post. Terminando de vez é isso, valeu e revejam os filme quando puderem, de preferência o primeiro dublado.



O Predador

(Predator, 1987)
• Direção: John McTiernan
• Roteiro: Jim Thomas, John Thomas
• Gênero: Ação/Ficção Científica/Suspense/Terror
• Origem: Estados Unidos
• Duração: 107 minutos
• Tipo: Longa-metragem


Título Original: Predator 2

Gênero: Ação / Policial / Suspense / Terror
Tempo de Duração: 108 min
Ano de Lançamento: 1990




Predadores

Titulo Original: Predators



Gênero: Ação, Terror, Ficção Científica e Suspense

Duração: 107 min.

Origem: Estados Unidos
Estréia 23 de Julho de 2010
Direção: Nimród Antal
Roteiro: Michael Finch e Alex Litvak
Distribuidora: Fox Filmes
Censura: 16 anos
Ano: 2010

7 comentários: